Quarta-feira, 18 de Outubro de 2017 -
ESPECIAL VILLAGE DA LAGOA

Projetos que inspiram: Ana Luiza Machado Lopes e Maíra Simões Horta Guerra

12/10/2017 09h21
DIVULGAÇÃO
Beleza e exclusividade por Ana Luiza Machado Lopes e Maíra Simões Horta Guerra

O volume da casa é resultado do desejo da estrutura familiar atual: ter uma casa prática e setorizada. Para atender a essas necessidades dividiu-se o programa em setores bem distintos definidos através dos três níveis de implantação, com a otimização dos espaços criando terraços como áreas externas de contemplação e convivência.

No primeiro nível (acima do nível da rua) encontram-se a garagem, hall de entrada e acesso secundário; o segundo nível recebe toda a parte social e lazer e, no terceiro nível, está a parte íntima da casa. A conexão entre os três setores/pavimentos se dá através de escadas e elevador, o que torna a casa totalmente acessível.

O acesso principal da casa se dá por uma escada de mármore que delimita o caminho de forma orgânica no desnível do terreno, que, por meio de alguns degraus alongados, alterna locais de circulação, de permanência e de paisagismo com jardim de entrada e espelho d’água que circundam a piscina de borda infinita, que foi o elemento construtivo base da edificação.

O visual da mata e o terreno com aclive acentuado formaram a base do projeto dessa residência unifamiliar, que busca a interatividade com o exterior sem deixar de lado a intimidade, mesmo com generosas aberturas para a paisagem.

Materiais despojados e tons sóbrios realçam as formas contínuas e marcantes - a utilização dos mesmos reforçou as diversas áreas propostas na residência, uma vez que as áreas mais íntimas, localizadas no andar superior, possuem aberturas controladas e cor mais escura. Já as áreas comuns, localizadas no andar térreo, se abrem para o exterior enfatizando a relação da paisagem com o espaço interno.

O tom escuro dos revestimentos externos impediu que a construção ganhasse destaque excessivo em meio à paisagem. A simplicidade nas linhas e a implantação proposta permitem que a edificação se contextualize ao local, sem interferir diretamente na paisagem. A mesma paisagem faz parte do projeto através das grandes aberturas e relação visual potencializada.

FICHA TÉCNICA

ARQUITETOS RESPONSÁVEIS: Ana Luiza Machado Lopes e Maíra Simões Horta Guerra

ARQUITETOS COLABORADORES: Mirian Gonçalves e Carlos Henrique Ferreira

ANO: 2016

ÁREA CONSTRUÍDA: 360,46 m²

ÁREA DO TERRENO: 799,37 m²

TIPO DE PROJETO: Residencial

MATERIALIDADE: Concreto, Pedra, Madeira e Vidro

ESTRUTURA: Concreto

LOCALIZAÇÃO: Via Toscana, Lote 18, Quadra 02, Village da Lagoa, Itabira/MG

Se você não tem Facebook, utlize o formulário abaixo para comentar.
Você pode ser o primeiro a comentar.
Novo comentário
Sou cadastrado
Não sou cadastrado
Comentário
Leia mais em: Negócios
Mais
Emprego