Quarta-feira, 18 de Outubro de 2017 -
ESPECIAL VILLAGE DA LAGOA

Projetos que inspiram: Ana Luiza Pires Coelho e Patrícia Quintão Dias

13/10/2017 09h26
DIVULGAÇÃO
Projeto de Ana Luiza Pires Coelho e Patricia Quintão Dias, da Formato Arquitetura, com encontro harmônico e agradável do interno com o externo, sem perder a privacidade

O projeto foi desenvolvido para o lote quatro da quadra três na via Toscana, com área total de 775,61 m². Por possuir grande desnível em declive - aproximadamente 10 metros - nosso desafio foi criar uma edificação que fundisse ao terreno de forma natural. Para atingirmos este propósito, distribuímos a residência em quatro níveis conformados em dois pavimentos. Esse escalonamento permitiu que a área social se aproximasse do solo, proporcionando a integração entre o interno e o externo. A orientação solar e a preocupação com a privacidade em relação às futuras edificações, foram diretrizes fundamentais para a definição da volumetria e das aberturas.

O acesso social e de veículos iniciam na testada do lote seguindo paralelamente a um grande jardim até a entrada principal. A entrada, o hall e a garagem encontram-se no primeiro nível da edificação. Ao chegar ao hall, através de um imponente mezanino, visualizamos a sala de estar e o deck com piscina, ambientes de destaque em uma residência. À direita do hall, por um pequeno desnível, distribuímos toda a parte íntima da casa, composta por: estar, íntimo, lavabo, copa íntima, rouparia, quarto de hóspedes, duas semi-suítes e uma suíte master, configurando assim o primeiro pavimento.

Pelo estar íntimo, por uma escada de proporções confortáveis, descemos à parte social e de serviço composta por: sala estar com vista privilegiada, home cinema, sala de jantar, cozinha e área de serviço. A sala encontra-se integrada ao espaço gourmet e este à cozinha, facilitando toda a integração necessária e desejada. Este espaço possui bancada em ilha, estar, lavabo e vista privilegiada do quintal, deck, piscina em raia e spa, ambos com excelente orientação solar e situados em um nível abaixo. Da testada do lote até o espaço gourmet criamos uma rampa em declive para veículos e pedestres conformando o acesso de serviço da residência.

A área total construída é de 353,55 m², distribuídos em ambientes amplos, bem ventilados e iluminados. Com esse escalonamento em quatro níveis, atingimos o propósito desejado: uma implantação de baixo impacto, leve, com uma estrutura simples que se funde ao terreno. Às grandes aberturas bem como os planos de vidro permitem um encontro harmônico e agradável do interno com o externo, sem perder a privacidade.

FICHA TÉCNICA

ARQUITETOS RESPONSÁVEIS: Ana Luiza Pires Coelho e Patrícia Quintão Dias

ANO: 2016

ÁREA CONSTRUÍDA: 353,55 m²

ÁREA DO TERRENO: 775,61 m²

TIPO DE PROJETO: Residencial

LOCALIZAÇÃO: Via Toscana, Lote 04, Quadra 03, Village da Lagoa, Itabira/MG

Se você não tem Facebook, utlize o formulário abaixo para comentar.
Você pode ser o primeiro a comentar.
Novo comentário
Sou cadastrado
Não sou cadastrado
Comentário
Leia mais em: Negócios
Mais
Emprego