Sábado, 18 de Novembro de 2017 -
NUTRICIONISTA PÂMELA GARCIA

Nutrição esportiva: alimentação como suporte às atividades físicas

16/10/2017 11h01
GUSTAVO LINHARES
Nutricionista Pâmela Garcia é especialista em nutrição esportiva

É comum as pessoas acreditarem que para manter um estilo de vida saudável basta se matricular em uma academia e dar início aos exercícios. Porém, se esquecem de que uma alimentação adequada é essencial para garantir a melhora do desempenho e assegurar que os objetivos com a atividade física sejam alcançados.

Os cuidados com a nutrição se fazem necessários porque a alimentação funciona como um recurso ergogênico, o que contribui para o ganho de massa muscular e melhora do desempenho nas atividades físicas, esportivas e cotidianas.

Segundo a nutricionista esportiva Pâmela Garcia, para o aumento de massa muscular (hipertrofia muscular) é necessária uma alimentação saborosa, variada e personalizada com a “cara do cliente”, pois comemos para suprir as necessidades e agradar ao paladar ao mesmo tempo. As comidas mais consumidas pelos atletas são frango, ovos e batata doce, porém, não devemos ficar na monotonia já que temos uma grande variedade de alimentos que podem ser utilizados para este fim.


Nutricinionista Pâmela Garcia é procurada por atletas que querem melhorar o rendimento                                     Foto: Gustavo Linhares

Dessa forma, se um atleta ou praticante de atividade física assídua não tiver uma alimentação adequada para aquele tipo de exercício ele vai catabolizar, ou seja, irá perder massa magra e, com isso, não terá um resultado efetivo. Ao invés de melhorar o desempenho, irá prejudicar o desenvolvimento do seu físico.

“Massa magra é igual dinheiro no banco, todo mundo quer ganhar. É essa massa que garante longevidade, vai fazer a pessoa chegar com 70, 80 anos com qualidade de vida. Quem vai ajudar o esportista a manter o peso e a dar força é a massa magra, então se não tiver uma alimentação adequada, se a nutrição e a atividade física não estiverem alinhadas, não darão resultados”, destaca Pâmela Garcia.

Como alternativa para melhorar a alimentação dos esportistas, os suplementos alimentares são destinados a complementar ou suplementar a ingestão de calorias, proteínas, carboidratos, gorduras, vitaminas, minerais e fibras. Porém, o consumo depende das necessidades de cada pessoa e devem ser utilizados sob orientação de um profissional nutricionista.

Os suplementos visam atender as necessidades de atletas de grande performance, praticantes de atividades físicas, competitivas ou não, e pessoas que querem ganhar volume muscular ou perder peso. Esses suplementos atuam como coadjuvantes para suprir as necessidades nutricionais de atletas e esportistas que não conseguem atingir suas necessidades nutricionais apenas com a alimentação.


Acompanhamento de nuticionista garante melhores resultados                                                                   Foto: Gustavo Linhares

Sobre a nutricionista

Graduada em Nutrição pela Universidade Federal de Viçosa (UFV) em 2008, Pâmela Garcia é especialista nas áreas Clínica e Esportiva. Em sua carreira, ela atuou em Instituições de Longa Permanência, no Sistema Único de Saúde (SUS), Pasa Saúde, é sócia da Nutrilife – uma loja que possui os melhores suplementos esportivos do mercado e um amplo espaço para alimentação pré e pós treino.

Desde 2011, Pâmela Garcia trabalha em Itabira atendendo atletas das mais variadas modalidades esportivas, como fisiculturistas, corredores, ciclistas, praticantes de Crossfit e outros.

Confira alguns depoimentos de pacientes da nutricionista Pâmela Garica:

Matheus Portilho, 18 anos, estudante

“Quando mudei de Itabira me desliguei dos exercícios físicos. Comecei a engordar e a ficar sedentário. Depois de alguns anos conheci o Crossfit e comecei a praticar. Um mês depois fui desafiado a fazer o Whole 30, que é uma dieta que dura 30 dias, e para não fazer essa dieta sem acompanhamento me recomendaram a Pâmela Garcia, uma nutricionista que me ajudou com um plano de alimentar que me levou a emagrecer 4kg em um mês. Posteriormente ao Whole 30, continuei o acompanhamento com a Pâmela, que me passou um plano alimentar simples, variado e adequado a minha rotina. A Pâmela também me passou suplementos que fizeram o meu treino ficar mais proveitoso e menos cansativo. Desde que iniciei o acompanhamento, o meu peso foi de 74 para 67,7 kg perdendo gordura e ganhando massa magra, o que melhorou significativamente o meu tempo durante os exercícios do Crossfit”. 

 

Darlene Figueiredo, 40 anos, oficial de justiça

“Entrei para a equipe Papa Léguas de corrida de rua há três anos e meio. Meu objetivo principal era emagrecimento e saúde, já que sou asmática e me foi prescrito atividade física para fortalecimento pulmonar. Nesse processo, me apaixonei pela corrida de rua e agora naturalmente venho perseguindo outras metas que antes sequer imaginava. Corri a Volta da Pampulha em dezembro de 2015 e minha primeira meia maratona há pouco mais de um ano; foi inesquecível, mas percebi que para correr meias distâncias confortavelmente precisaria de menos peso e mais músculos. Já frequentava a academia, mas não estava sendo suficiente. Foi então que procurei a Pâmela. Traçamos um planejamento voltado principalmente para o ganho de massa, com algum ajuste no peso. Tive uma grata surpresa, pois pela primeira vez seguia um planejamento sem sentir fome; pelo contrário, passei a comer mais e melhor. Aliado a isso, comecei a fazer uso de suplementação e entendi a importância dela, desde que sob orientação. Deslizei, é claro, tive resultados positivos e negativos. Mas depois de um ano de acompanhamento, e apesar de ser mulher e ter quarenta anos – idade em que começa a perda de músculos, venho ganhando massa magra gradativamente. Meu corpo mudou muito, perdi medidas e está mais desenhado. E a corrida? A corrida vai bem, obrigada! Baixei dezessete minutos na última meia maratona, tenho mais resistência física e muita disposição para encarar os desafios diários”. 

Bruno Oliveira, 28 anos, empresário

“Sempre fui uma pessoa com grande rotina de atividades físicas, como musculação e jiu-jítsu, mas mesmo realizando estas atividades não conseguia baixar meu peso e ter resultados consideráveis por ter dificuldades em realizar as dietas que recebia de outros nutricionistas, pois fugia totalmente do meu hábito alimentar. Com a Pâmela foi muito diferente! Ela entendeu a minha rotina de exercícios, trabalho e a dificuldade em seguir dietas. Assim, ela adequou as quantidades certas de consumo dentro de um grupo de alimentos que eu não tinha dificuldades em consumir no meu dia-a-dia”. 

Tatiane Ferreira, 28 anos, empresária

“Comecei a consultar com a Pâmela há sete meses. No início foi muito difícil, ficava mal-humorada porque achava que não ia dar conta de continuar a dieta, pois adoro comer besteiras. Também tinha fortes dores de cabeça, fraqueza nas pernas e muito sono devido a alimentação errada. Confesso que ao fim do primeiro mês de acompanhamento pensei em desistir, já que esperava um resultado imediato com a mudança de alimentação e exercício físico. Porém, esse processo de mudança é lento e exige persistência. Já no segundo mês comecei a perceber as mudanças e a diminuição das dores que tinha. Hoje me sinto uma nova mulher, mais animada para o trabalho, com uma vida mais saudável e cheguei ao meu peso ideal”. 

Aline Abade, 30 anos, fisioterapeuta

“Procurei pela Pâmela no momento em que cheguei ao meu limite. Devido a correria, cansaço e escolhas erradas, ganhei peso e não estava conseguindo retornar ao corpo desejado. Ao ter a orientação profissional dela, consegui fazer melhores escolhas: bons hábitos alimentares e retomei as atividades físicas de forma regular. Como resultado, perdi peso, melhorei minha autoestima, passei a ter mais disposição nas minhas atividades de vida diária e a alimentação correta durante a prática do ciclismo fez toda diferença. Estou muito feliz com as mudanças!”.

Saiba mais sobre o trabalho desenvolvido pela Pâmela Garcia:

WhatsApp: (31) 9 8753-1826

Facebook: https://www.facebook.com/pamela.garcia.587268?ref=br_rs

Instagram: https://www.instagram.com/nutripamelagarcia/

Nutrilife

Endereço: Avenida Mauro Ribeiro Laje, 438. Loja 09, Esplanada da Estação, Itabira

Telefone: 3831-7148

Horário de funcionamento: Segunda à sexta-feira, de 9h às 21h, e sábado de 9h às 13h30.

Facebook: Nutrilife

Nutricionista Responsável: Pâmela Garcia

(31) 9.8753-1826 (whatsapp)

Se você não tem Facebook, utlize o formulário abaixo para comentar.
Você pode ser o primeiro a comentar.
Novo comentário
Sou cadastrado
Não sou cadastrado
Comentário
Leia mais em: Negócios
Mais
Emprego